Coordenador : Claudia Maria Antunes Uchôa Souto Maior
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 388682.2201.48875.25012023
Departamento/Setor: MIP
Área Temática : Comunicação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Crianças, Estudantes funcionários e pais/responsáveis da rede municipal de educação básica, vinculadas a Fundação Municipal de Educação de Niterói.
Local de atuação: O projeto desenvolverá oficinas para divulgação de informações sobre piolho que será disponibilizado crianças e responsáveis por meio da Coordenação de Educação em Sustentabilidade, Esporte e Saúde da Fundação Municipal de Educação de Niterói. De forma presencial, serão realizada oficinas nas próprias instituições parceiras, no Instituto Biomédico da UFF, assim como as palestras para pais/responsáveis, funcionários e escolares incluindo o segmento da educação básica e o ensino fundamental I.
Objetivo
A) Geral: - Desenvolver ações educativas sobre pediculose em Unidades da Fundação Municipal de Educação de Niterói, RJ. B) Específicos: - Produzir material de divulgação científica sobre a pediculose direcionado ao público em geral - Aplicar oficina para crianças ensino fundamental I de Niterói, RJ , promovendo a sensibilização da comunidade - Divulgar informações sobre pediculose para pais e/ou responsáveis, crianças/escolares e funcionários por meio de palestra em instituições de ensino vinculadas a Fundação Municipal de Educação de Niterói. - Promover espaço de formação para estudantes de graduação e vivência de atividades de extensão.
Resumo
A pediculose, infestação por piolhos da cabeça (Pediculus capitis), é um problema de ordem mundial que atinge seres humanos de diferentes raças, sexo, idades e condições sócio-econômicas, constituindo assim, uma doença de grande relevância para a saúde coletiva. No entanto, a pediculose apresenta maior prevalência entre crianças em idade escolar, sendo a principal ectoparasitose infantil. Este projeto propõe a realização de oficina para crianças do Ensino Fundamental I e palestras para pais/ responsáveis, funcionários de Unidades Municipais de Educação Infantil com objetivo de contribuir para divulgar informações sobre a parasitose e contribuir para a prevenção por meio do empoderamento da comunidade.